NOSSOS PALESTRANTES
ANA CRISTHINA SAMPAIO MALUF
Farmacêutica, mestre em Neurologia-Neurociências pela UNIFESP, redutora de danos do Projeto ResPire/Centro de Convivência É de Lei e doutoranda do Laboratório de Toxicologia Analítica pelo Programa de Farmacologia da UNICAMP.
BRUNO RAMOS GOMES
Psicólogo, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp. Foi coordenador e presidente do Centro de Convivência É de Lei, tendo trabalhado na perspectiva da RD na região da Cracolândia em SP por 12 anos. Realizou estágio em três instituições em Paris para usuários de drogas, e em associação de usuário de drogas (VOCAL) em NYC. Atuou como Acompanhante Terapêutico e psicólogo de crianças em situação de rua no projeto Quixote. Estudou o uso de ayahuasca no tratamento de pessoas em situação de rua e usuários de drogas e no doutorado o uso de Ibogaína para dependência no Brasil. Trabalha no acompanhamento de pacientes no tratamento com ibogaína há doze anos. Coordenador do núcleo sul da APB e membro da TRIP.
FABIO LOPES
Psicólogo, Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, UEM. Doutor em Psicologia (Unesp), Mestre em Educação (UEM), Coordenador do Núcleo de Educação para Prevenção ao Abuso de Drogas, NUPAD/UEM. Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná, CONESD-PR. Conselheiro do Pleno do CRP-PR, gestão 2022-2025.
FERNANDO BESERRA
Psicólogo. Doutor e mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorando em Psicologia (PUC-RIO), na investigação de substâncias psicodélicas no tratamento de transtornos mentais. Co-fundador e atual coordenador da Associação Psicodélica do Brasil. Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Redutor de danos do Coletivo Brisa-RJ (APB). Organizador do livro Redução de danos em contexto de festas (CRV) e co-organizador do livro Psicodélicos no Brasil: ciência e saúde (CRV).
MARCIO ROBERTO
Economista. Mestre em Economia Política pela Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF). Pesquisa na área da economia política das drogas. Militante anti-proibicionista e cofundador da Associação Psicodélica do Brasil (APB). Coordenou o núcleo de redução de danos da APB em sua fase embrionária (Projeto Brisa), idealizador e um dos responsáveis pelo Grupo de Estudo de Microdosagem (GEM), atualmente é membro do Conselho Diretor e coordenador do Centro de Estudos Psicodélicos da APB.
JULIO DELMANTO
Jornalista, mestre e doutor em História Social. Autor de Camaradas caretas: drogas e esquerda no Brasil (Alameda Editorial, 2015) e História social do LSD no Brasil: os primeiros usos medicinais e o começo da repressão (Editora Elefante, 2020). Organizador de Dichavando o poder: Drogas e autonomia (Autonomia Literária, 2016). Ativista do Coletivo DAR e da Marcha da Maconha SP.
DANIEL MOGRABI
Psicólogo formado pela UFRJ, PhD em Psicologia e Neurociências pelo Institute of Psychiatry, King's College London, atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, pesquisador-visitante de King's College London e professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB-UFRJ. Tem como principal tema de pesquisa o estudo da autoconsciência em uma abordagem neurocientífica. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2016 e foi Newton Advanced Fellow pela Royal Society e Academy of Medical Sciences, UK, entre 2016 e 2019. Em 2019, tornou-se o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Early Career Award da International Neuropsychological Society por suas contribuições para a compreensão da relação entre cérebro e comportamento no início de sua trajetória acadêmica.
RENATO FILEV
Renato Filev, PhD - Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Médica. Doutor em Neurociências. Pós-doutorando pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador Científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas - PBPD. Diretor executivo da CANAPSE - Associação de Canabiologia, Pesquisa e Serviço.
ANNA CASTRO
Psicóloga formada pela Universidade Federal de São João del-Rei, compõe atualmente a equipe técnica do Centro de Referência em Direitos Humanos no Território Sul de MG. Atua como redutora de danos no Coletivo Cai Junto e coordena o Núcleo Sudeste da Associação Psicodélica do Brasil.
CAROLINE APPLE
Caroline Apple é jornalista palestrante, influciadora digital, idealizadora do Namastreta, ayahuasqueira, daimista, especialista em Cannabis Medicinal, colunista do site da Claudia e membra do Conselho editorial do site Psicodelicamente. Carol tem passagem por grandes veículos de comunicação como R7 e Folha de S.Paulo, além de colaborar com veículos como UOL, Elástica e revista da Gol. Hoje atua como Head Content na Cannect, uma empresa canábica, e fala em eventos sobre o uso da ayahuasca em contexto urbano.
FELIPE DE NADAI
Psiconauta, tradutor, redutor de danos, psicólogo pela PUCPR, pós-graduando em psicologia hospitalar. Coordenador e membro fundador do Núcleo Sul da APB, também membro do núcleo financeiro.
SANDRA LUCIA GOULART
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Ciências Sociais também pela USP. Em seus trabalhos de mestrado e doutorado se especializou no tema das religiões ayahuasqueiras brasileiras. Suas pesquisas abordam fenômenos da área de antropologia da religião e do campo de estudos sobre drogas ou substâncias psicodélicas. Entre suas publicações se destacam os seguintes livros: O Uso de Plantas Psicoativas nas Américas (2019); Drogas, Políticas Públicas e Consumidores (2016); Drogas e Cultura: novas perspectivas (2008); O Uso Ritual das Plantas de Poder (2005), obras coorganizadas pela autora. Desde 2007 leciona a disciplina de antropologia na Faculdade Cásper Líbero, na cidade de São Paulo. É uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP).
RAFAEL BAQUIT
Formado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Residência de Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental de Messejana. Redutor de Danos do Coletivo Balanceará com 14 anos de experiência na Redução de Danos em contextos festivos. Trabalhou em CAPS AD por sete anos, tendo passado pelos municípios de Iguatu, Fortaleza e Caucaia. Membro e fundador com José Erivan Bezerra de Oliveira (in memorian) do Instituto Holístico Espiritualista de Integração e Auto Conhecimento - Centro Aya. Atualmente trabalha em consultório particular e integra o Coletivo TRIP (Terapeutas em Rede pela Integração Psicodélica) da APB (Associação Psicodélica do Brasil).
EMÍLIO FIGUEIREDO
Advogado e sócio na Figueiredo, Nemer e Sanches Advocacia Insurgente, Consultor na Sinapse Social, e Fundador e Diretor na Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REDE REFORMA). Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito ambos pela UFF, e Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ. Pesquisador em formação no grupo de pesquisa PsicoCult do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos - INCT/INEAC.
LUCIANA BOITEUX
Mestre e Doutora em Direito Penal. Advogada e Professora Associada de Direito Penal e Criminologia da UFRJ. Coordenadora do Grupo Política de Drogas e Direitos Humanos da UFRJ.
JAMES KAVA
Licenciado e Bacharel em Química pela UFPR e Pós Graduado em Química Forense. Co-fundador da REAJA- Soluções Colorimétricas, a primeira empresa brasileira volta à produção e comercialização de reagentes colorimétricos para análise de substâncias. Desempenha P&D de novos reagentes colorimétricos e projetos similares.
BHEATRIX BIENEMANN
Psicóloga formada pela UFRJ. Mestra e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Pesquisadora pós-doc sobre psicodélicos e estados alterados de consciência.
DANIELA MONTEIRO
Psicoterapeuta Clínica. Bióloga, especialista em Psicologia Transpessoal, Mandalas Terapêuticas, Rebirthing (Terapias Integradas de Respiração e Renascimento) e Práticas Integrativas. Pós-graduanda em Análise Junguiana e Psicossomática. Na Associação Psicodélica do Brasil (APB) é: Membra do Conselho Diretor; Co-gestora da TRIP - Terapeutas em Rede pela Integração Psicodélica; Co-responsável pelo Grupo de Estudo de Microdosagem (GEM).
FERNANDA PALHANO-FONTES
Engenheira eletricista com duplo diploma: um da universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outro da École National Supérieure d'Electrotechnique, d'Electronique, d'Informatique, ENSEEIHT, Toulouse/França. Possui mestrado e doutorado em Neurociências pelo Instituto do Cérebro da UFRN. No mestrado, utilizou imagem por ressonância magnética funcional para avaliar os efeitos agudos da ayahuasca em voluntários saudáveis. No doutorado, avaliou o efeito antidepressivo da ayahuasca em pacientes com depressão resistente ao tratamento. Desde 2017 é engenheira de pesquisa no Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisas envolvendo neuroimagem, psicodélicos e transtornos mentais.
LUÍS FERNANDO FARAH DE TÓFOLI
Psiquiatra e professor de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (UNICAMP), Brasil. Coordenador da Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Extensão da Ayahuasca (em inglês, ICARO) e responsável pelo Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos na UNICAMP. Pesquisador nos campos uso terapêutico de substâncias psicodélicas, políticas de drogas e de saúde mental e saúde mental em atenção primária.
SANDRO RODRIGUES
Músico e psicólogo. Doutor em psicologia, cofundador e membro do Conselho Diretor da APB (Associação Psicodélica do Brasil), idealizador e co-gestor da TRIP (Terapeutas em Rede pela Integração Psicodélica). Coorganizador da coleção Psicodélicos no Brasil (CRV, 2020), autor dos livros Ritmo e subjetividade (Multifoco, 2011) e Modulações de sentidos na experiência psicodélica (CRV, 2016), da apostila Introdução ao uso de psicodélicos em psicoterapia (APB, 2019) e de capítulos de livros e artigos científicos diversos sobre clínica, música, filosofia, política de drogas, redução de danos e psicodelia. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Conselho Editorial do site Psicodelicamente.
CARLOS MINUANO
Jornalista, há mais de uma década escreve sobre psicodélicos no UOL e em outros meios de comunicação. Recentemente lançou a Psicodelicamente (www.psicodelicamente.com.br), revista digital de jornalismo psicodélico e atualmente se dedica a produção da série “Yes, nós temos ciência psicodélica” para a CartaCapital, em parceria com o Instituto Serrapilheira. Também finaliza uma pesquisa jornalística sobre o consumo contemporâneo dessas substâncias em diferentes contextos, dos grandes centros urbanos ao circuito xamânico na Amazônia peruana, para um livro que será publicado pela editora Elefante com apoio do Amazon Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center (EUA) e Fundação Gabo (Colômbia).
EDWARD MACRAE
Nascido em São Paulo em 1946, é graduado em Psicologia Social pela Universidade de Sussex, realizou mestrado em Sociologia da América Latina pela Universidade de Essex, ambas na Inglaterra. Doutorou-se em Antropologia pela Universidade de São Paulo e atualmente leciona no programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de ser pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA). É autor de artigos e livros sobre o movimento homossexual, combate à aids, redução de danos, usos sociais tradicionais ou espirituais da canabis e religiões ayahuasqueiras, especialmente o Santo Daime.